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Inteligência Emocional na Negociação

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Uma das perguntas que mais respondo nos treinamentos, palestras e workshops: quais os segredos dos bons negociadores?



Não é tão fácil responder essa pergunta, sem realmente dar a amplitude necessária, sem explorar bem o tema, pois a negociação está acontecendo em um determinado grau, desde o primeiro contato, mesmo quando não estamos discutindo determinados pontos, tais como: prazo, preço, condição de pagamento, quem é responsável por uma tarefa e muitas outras.



Para ser assertivo na negociação, é primordial muita inteligência emocional!



Daniel Goleman escreveu um livro sobre o tema: inteligência Emocional, se você, ainda não leu, recomendo fortemente que leia!



Alguns pontos são muitos importantes e devem ser observados no nosso comportamento e perfil. É vital que se faça uma profunda e sincera reflexão, para um diagnóstico sobre nossa forma de agir e quais dos pontos devem ser mantidos, melhorados, eliminados ou desenvolvidos.



Para ter sucesso nas negociações, seguem alguns dos comportamentos que devemos ter ou usar:



Procurar se colocar no lugar do outro e levar em consideração o seu momento e suas dificuldades. Essa preocupação tem que ser genuína, devemos ter uma visão colaborativa, pois a negociação perfeita, necessita ser ganha ganha, sempre.



Controlar as nossas emoções, em situações de pressão. Tarefa que não é das mais fáceis, mas o sucesso vai depender muito desse ponto. Não devemos, também, tentar desestabilizar o outro lado, a harmonia é condição importante para a efetivação da negociação.



Ter uma visão realista sobre nossas potencialidades e quais pontos precisamos evoluir. Muito importante se conhecer, e procurar ajuda de quem pode nos auxiliar em pontos que não somos bons o suficiente.



Termos tolerância à frustação, frentes aos momentos adversos e ter a capacidade de aprender com essas situações. Será muito importante para a nossa evolução.



Diante de uma disputa, ou a sua possibilidade, com alguém, buscar o diálogo. Respirar fundo e deixar o assunto para discutir no dia seguinte, quando isso for possível, é extremamente importante, para não destruirmos um relacionamento, projeto ou um negócio.



Não perdermos a paciência facilmente, e se perder, recobrar rapidamente o nosso equilíbrio. Todos nós estamos suscetíveis a isso, então devemos estar atentos e não deixar chegar ao ponto de desequilíbrio, nós nos conhecemos o suficiente para trabalhar esse ponto.



Por um lado, ser persistente, e frente aos desafios, não desistir facilmente. Mas não podemos ser teimosos e tentar ganhar batalhas que não valem à pena e que não nos levarão a ganhar a guerra.



Termos um comportamento assertivo sempre, buscando a harmonização e humanização das relações.



Sentir-nos seguro em relação às outras pessoas, independentemente do seu cargo. Um bom negociador necessita estar bem consigo mesmo e voltado para o sucesso do seu intento.



Com um comportamento adequado e muito planejamento, você será um excelente negociador. E se você encontrar um outro negociador com mesma qualidade e visão, será muito fácil e prazeroso negociar.



 

 

Marcel Spadoto. Consultor, Palestrante, Contador, Economista, Pós-Graduado em Vendas & Marketing pela ESPM, diversos cursos em Gestão e Negócios pela FGV e experiente profissional em Gestão, Marketing, Networking e Vendas, em mais de 30 anos de carreira, foi executivo em empresas como Alcatel-Lucent, Saint-Gobain, Siemens e também atuou em integradores e distribuidores de TIC e em startups de seguros online. Atuou como Professor em Vendas e Negociação na FIA-USP. Atualmente é Sócio da Bússola de Negócios e Spadoto Consultoria, Fundador e Coordenador da M2BS - Master to Business Solutions, Diretor de Relações Institucionais da Revista Líder Coach, Vice-Presidente de Relações Corporativas da Sucesu-SP, Membro da SBN – Sociedade Brasileira do Networking e Conselheiro da fCN – Founder Carbon Network.


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